A Prefeitura de Salvador entregou, na tarde desta quinta-feira (4), a requalificação das ruas Conceição da Praia e Manoel Vitorino, além da recuperação das fachadas dos casarões nos arredores, e inaugurou a Arena da Capoeira, que conta com um monumento composto por quatro arcos de 12 metros de altura. Entre os arcos, há 10 esculturas de mestres capoeiristas tocando instrumentos musicais, todas confeccionadas em bronze sobre pedestais de concreto. Ambas as entregas ocorreram no bairro do Comércio.
As obras foram inauguradas pelo prefeito Bruno Reis, com a presença de diversas autoridades municipais e, na arena, com a presença também de mestres capoeiristas da cidade. As obras da região da Conceição da Praia abrangeram uma área de 14,7 mil metros quadrados. Já a Arena da Capoeira foi instalada na praça Maria Felipa, com investimentos de R$ 3,3 milhões.
No local, o prefeito foi recebido por capoeiristas, que fizeram uma espécie de arco com seus berimbaus. O monumento, projetado pelo arquiteto e urbanista André Moreno, é composto por quatro arcos de 12 metros de altura, representando quatro berimbaus que se unem no topo formando uma grande cabaça. Entre os arcos, há 10 esculturas de mestres capoeiristas tocando instrumentos musicais, todas confeccionadas em bronze sobre pedestais de concreto. Na base central, há duas esculturas de capoeiristas lutando, também em bronze.
Os mestres homenageados são Bimba, Pastinha, Waldemar da Liberdade, Gato Preto, Besouro, Noronha, Canjiquinha, Aberrê, Caiçara e Totonho de Maré.
Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis classificou o momento como histórico para a cidade. “Essa noite jamais sairá da memória de todos que representam a resistência, a história, a luta e a superação. Todas as dificuldades que o povo negro desta cidade teve que enfrentar para chegar até aqui”, evidenciou.
Bruno destacou que a capoeira representa, através da ginga, da arte, da luta e do esporte, o jeito de ser do baiano e do soteropolitano. “É algo que faz parte da nossa essência. O que faltava para reconhecer a capoeira e valorizar ainda mais os nossos mestres que fazem parte da nossa história? O que faltava era uma arena como essa. Agora vamos eternizar no coração de Salvador a importância da capoeira para o nosso povo”, completou o prefeito.
Conceição da Praia
– Nas ruas Conceição da Praia e Manoel Vitorino, foram realizadas diversas intervenções. Os serviços realizados incluíram a pavimentação em paralelepípedo, calçada em pedra portuguesa, calçada em granilite e a criação de um estacionamento em cubetes com 116 vagas. A revitalização faz parte do projeto de requalificação do bairro do Comércio.