Painéis exclusivos da Rede Bahia receberão as participações dos jornalistas Ricardo Ishmael, Jéssica Senra, Vanderson Nascimento, Luana Assiz e Luana Souza na Bienal do Livro Bahia 2024. O evento acontece entre os dias 26 de abril e 1° de maio, no Centro de Convenções Salvador, e reúne grande nomes da literatura nacional e internacional.
Com o tema "Sua vida daria um livro?", a Rede Bahia estará com um stand de multimeios na Bienal do Livro proporcionando ao público uma experiência imersiva e dando palco para ouvir e compartilhar histórias.
A proposta é de que os participantes vivam a experiência de serem repórteres por um dia e contar a sua história com um cenário personalizado e exclusivo. Além disso, o espaço contará com uma área de descanso equipada com lounges e estações para carregamento de celular.
Os ingressos para a Bienal do Livro 2024 custam entre R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e estão disponíveis na internet e no balcão exclusivo no Salvador Shopping. Para os painéis, serão 300 vagas e as senhas serão distribuídas no local 1 hora antes.
A revolução feminina nos campos de trabalho a partir da atuação de mulheres em meio a postos de poder na sociedade tem reconfigurado o olhar antes frágil voltado ao feminino.
Diante das discussões sobre gênero e o papel de relevância das mulheres nas artes, na escrita e na comunicação como um todo, qual a análise sobre esse "levante feminino" nos tempos modernos?
Negritudes em Ascensão
De 2012 a 2022, o número de brasileiros que se declaram como pretos e pardos aumentou em uma taxa superior ao crescimento total da população do país, segundo o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE, divulgado em 2022.
Esse recorte do país tem espelhado a presença do povo preto em diferentes espaços e o meio audiovisual tem contemplado tudo isso em diferentes produtos. Qual deve ser o papel dessa representatividade para as novas e futuras gerações?
Dados de uma pesquisa realizada em 2021 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), mostraram que 93% de crianças e adolescentes brasileiras, entre 9 e 17 anos de idade, usam a Internet.
E a literatura, como fica nesse processo? A ludicidade a partir dos livros tem sido um desafio e os autores e autoras têm a missão de manter vivo o interesse infantil pelas palavras.