Cidade

No encerramento da era Pinkboy

Yan Cloud lança clipe cinematográfico de Garota de Salvador

Publicada em 18/11/24 às 11:14h - 15 visualizações

por Vinicius


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Maria Mango)
O videoclipe tão esperado pelos fãs é dirigido pela premiada diretora Ana do Carmo.
Salvador completou neste ano 475 anos de existência, e, na cidade mais negra fora da África, que respira todos os dias a musicalidade negra, foi onde o cantor e compositor Yan Cloud se inspirou para compor sobre as mulheres dessa cidade. Neste domingo (17) foi lançado no YouTube o videoclipe de uma das músicas mais importantes de sua carreira, “Garota de Salvador”, do álbum Pinkboy, lançado em 2020. O clipe, dirigido por Ana do Carmo, terá sua estreia na plataforma.

*ASSISTA O VIDEOCLIPE -* https://youtu.be/dSNU1aHm7nA

Composta por uma equipe majoritariamente preta e feminina, o clipe narra a história de quatro mulheres na capital baiana, que, em certo momento, se entrelaçam na narrativa da canção. "O lançamento de Garota de Salvador não é uma celebração apenas da minha arte, mas também da cultura rica e vibrante que essa cidade exala, tá ligado?", menciona Yan.

A faixa faz parte do álbum lançado em 2020 pelo artista baiano e é a aposta mais romântica desse trabalho. Exaltando a beleza da mulher, sobretudo das mulheres negras, juntamente com pontos-chave da cidade e experiências que só Salvador é capaz de oferecer, a música se torna um chiclete e de fácil identificação local. Com produção de Zamba e Faustino e participação vocal de Nara Couto.

Acerca dos objetivos narrativos e do desejo de conceber um clipe cinematográfico, a diretora Ana do Carmo pontua: "O propósito seria enaltecer tanto a beleza física da mulher jovem preta quanto a admiração não romântica pela sua força diária, determinação e resiliência".

Com o lançamento do clipe, Yan fecha oficialmente a era Pinkboy. O artista se prepara para o próximo disco, com previsão ainda para este ano. “É uma realização enorme fechar essa fase e explorar novas fases da minha arte e abordar outros assuntos, e estou muito animado em mostrar tudo o que tenho feito para o próximo disco”, disse Yan Cloud.

O próximo disco promete flertar com outras facetas do artista, que se aproxima mais do afrobeats, amapiano e outros ritmos característicos do continente africano. Com título “AFROSSA”, o álbum está marcado para ser lançado nesta quinta-feira (21).

O projeto do videoclipe Garota de Salvador foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.


*SOBRE O ARTISTA*

Yan Cloud surgiu na cena em 2015 com o lançamento de vários singles. Em 2017, lançou o EP “Alívio”, primeiro trabalho solo, que ficou em oitavo lugar entre os melhores álbuns baianos do ano, em votação popular no site Elcabong. É conhecido no mercado musical de Salvador pelos grandes sucessos “Que Calor”, em colaboração com Nêssa e Nininha Problemática, “Aquele Swing” em parceria com Nêssa, ÀTTØØXXÁ e Zamba, que atingiu a marca de 1 milhão e 900 mil streams no Spotify. Em 2020, lançou seu primeiro álbum “Pinkboy” que conta com mais de 697 mil players no Spotify e o clipe da música “Bafana” que tem mais de 80 mil visualizações no YouTube e concorreu ao melhor clipe de rap do ano pelo site Genius Brasil. Em 2021 participou de festivais como Novíssimos, SSA Mapping e PLANET AFROPUNK, e também fez parte do álbum “Podível e Impodível” cantando “Se o Mundo Acabasse em Mel”, com Di Melo. Estreou o Baile Afropink em 2022, um espaço de representatividade e de conexão social através da música. O projeto valoriza e visibiliza artistas negros, periféricos, mulheres e LGBTQIA+ em ascensão e representa a nova fase da carreira do cantor que se conecta mais com o Afropop, Afrobeat e outros gêneros afrodiaspóricos. Em 2023 levou seu show para o palco Brisas no Carnaval de Salvador, abriu a turnê “Icarus” do rapper BK em Salvador, lançou “Hora do Rush” com participação de Melly, que alcançou destaque em duas playlists oficiais no Spotify, Brasa e Sal. Foi uma das principais atrações do Festival Sangue Novo, onde apresentou seu novo show com banda completa e músicas inéditas que serão oficialmente lançadas em 2024. Atualmente está se preparando para lançar seu segundo álbum de estúdio. 

*FOTOS: MARIA MANGO*



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Como você chegou no site?

 Amigos
 Facebook
 Instagram
 Youtube







CONTATO

71991061437

Visitas: 39215
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2024 - ::.Rádio Doinha Prata Fm - Brasil & Moçambique.::.Programa Ei!!! Vc Tá Aí?!.:: - Site por @DoinhaPrata
Converse conosco pelo Whatsapp!