A primeira noite do Festival Virada Salvador 2025 foi marcada pela animação e tranquilidade na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, nesta sexta-feira (27). De acordo com o Núcleo de Estatísticas da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), o evento teve apenas um furto registrado, além de 78 atendimentos relacionados a apoio aos órgãos públicos e ao cidadão.
A GCM realizou ainda 131 patrulhamentos preventivos e 80 abordagens, além da identificação com pulseirinhas de mais de 340 crianças e recuperação de 25 documentos perdidos. A ação é realizada em parceria com demais órgãos municipais.
*Saúde* – No primeiro dia de festa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou 72 atendimentos realizados nos dois módulos assistenciais na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. Do total de atendimentos, mais de 91% (66 casos) foram clínicos, ou seja, sem gravidade.
Também houve quatro atendimentos ortopédicos e um cirúrgico. Seis pessoas precisaram ser transferidas para unidades de saúde. Os motivos de atendimento mais prevalentes nos módulos foram de lombalgia (dores na lombar), seguida de náusea e vômito, dores nos membros inferiores e cefaléia (dor de cabeça).
*Trânsito* – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 136 carros estacionados em vagas de Zona Azul na região da festa e dois veículos foram removidos na área do Festival Virada Salvador por estarem em estacionamento irregular. Nenhum acidente de trânsito ocorreu no entorno da Arena O Canto da Cidade, assim como nenhum intenso congestionamento nas vias que circundam o evento.
A Blitz Respeite a Vida (Lei Seca) abordou 155 condutores e nenhum foi flagrado dirigindo após consumir bebida alcoólica. Dezoito motoristas e motociclistas se recusaram a passar pelo teste no etilômetro (bafômetro) e nove notificações foram emitidas por infrações diversas.
*Transporte* – Na primeira noite do Virada Salvador 2025, as linhas especiais criadas para atender a festa realizaram 89 viagens. Além da frota regular, mais 30 ônibus reguladores foram utilizados para dar apoio à operação.
Aproximadamente 463 táxis fizeram 1.116 viagens, transportando 3.348 passageiros na festa. A equipe de fiscalização de transporte clandestino abordou 50 veículos entre motos e carros de passeio – destes, quatro foram notificados por oferecer riscos aos usuários.
*Assistência social* – As equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) realizaram 33 abordagens, identificando 15 casos de vulnerabilidade e cadastros realizados. Duas crianças/adolescentes foram flagradas em situação de trabalho infantil, dentro da campanha Criança Não é Mão de Obra, e três encaminhamentos foram feitos para o Salvador Acolhe. Dezoito encaminhamentos foram efetuados para os serviços da Sempre (Cras, Creas, Conselho Tutelar e outros).
No Mirante Acessível, uma equipe formada por audiodescritores, intérpretes de Libras e guias de acessibilidade atendeu pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência visual e deficiências múltiplas. O espaço recebeu um total de 47 pessoas, sendo 27 pessoas com deficiência e 20 acompanhantes.
*Mulher, infância e juventude* – A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) recebeu, no Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência – Salvador Acolhe, 82 crianças e adolescentes. Do total, 93% são negras, 47 crianças são do sexo feminino e 35 do masculino; 19 são da faixa etária de 0 a 3 anos, 14 possuem entre 4 e 6 anos, 36 têm entre 7 e 11 anos e 13 são de 12 a 17 anos; e nove possuem espectro autista.
Já o Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram) realizou 200 atendimentos, sendo 177 informações prestadas, 23 atendimentos ocorridos fora do evento e dois dentro da Arena O Canto da Cidade, sendo um caso de assédio e outro de importunação.
*Fiscalização* – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 244 vistorias dentro e no entorno do festival, com 185 orientações, oito notificações e três embargos de obras. Os fiscais também fizeram apreensão de 1.855 panfletos não-autorizados (publicidade irregular), dez remoções de adesivos de refrigerantes e sombreiros das marcas não autorizadas, 27 apreensões de bebidas em garrafas de vidro e 19 ações de monitoramento sonoro durantes os shows.
*Ambulantes* – No primeiro dia de Virada Salvador 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuou com 300 agentes de fiscalização do comércio ambulante, garantindo organização e segurança nos espaços do evento. Dos 1.045 trabalhadores cadastrados, 900 atuaram com kits de isopor.
*Manutenção* – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) realizou, no Festival Virada Salvador 2025, a limpeza e desobstrução de 90 metros de calhas em frente ao palco principal, assentamento de cinco grelhas metálicas, desobstrução de 96 metros de redes de drenagem, substituição de três tampas em concreto armado e manutenção de 12,5 m² de ecodeck.
Outros serviços realizados foram a manutenção de manta geotêxtil aplicadas em calhas; aplicação de asfalto a frio para correção de irregularidades em pavimentos; remoção de piquetes, barrotes, pontos de ancoragem e outras estruturas que ofereciam riscos; reparo no piso, com aplicação de asfalto na malha viária (tapa buraco); reparo de calçadas danificadas, em concreto e intertravado; fechamento de buracos no gramado do Palco Brisa; colocação de tampas em ponto de irrigação e ponto de água; isolamento de caixa de telefonia sem tampa próximo ao acesso da festa; e aplicação de asfalto frio para regularização e nivelamento de tampas de concreto.
*Iluminação* – Durante a primeira noite do Virada Salvador, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou uma operação estratégica para assegurar a iluminação da Arena Canto da Cidade e seus arredores. Foram instalados seis projetores em postes da Coelba na área destinada aos ambulantes e iniciada a instalação de mais oito projetores, com conclusão prevista para este sábado (28).
Não houve registro de apagões, falhas no sistema de fornecimento de energia ou problemas de iluminação durante o turno da noite. A operação contou com um grupo de 20 profissionais, incluindo técnicos da Dsip/Semop, responsáveis pelo monitoramento e rondas, e equipes do consórcio, encarregadas pela execução dos serviços em plantão, garantindo eficiência e qualidade no atendimento.
*Ouvidoria* – A Ouvidoria Geral do Município (OGM) contabilizou 202 registros na primeira noite do Festival Virada Salvador 2025. Dentre eles, 88 foram de elogios sobre as atrações, início dos shows e da organização do evento; 79 sobre informações/orientações sobre os horários das atrações, banheiros climatizados e preço do camarote; e 35 reclamações sobre o acesso à Arena, quantidade de ambulantes e localização do palco Brisas.
A Ouvidoria está com estande próprio, localizado próximo ao palco Brisas, e atendimento 24h através do Fala Salvador, no número 156, e Portal Salvador Digital (http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br).