Letrólogo, Bacharel em Direito, Acadêmico de Jornalismo. Gerente Adm/Financeiro Weld, cantor, compositor, radialista e jornalista apresenta o Coletânea PodCast, todas as terças-feiras, a partir das 20h, com transmissão pelo YouTube e também pela FM Benfica, sempre com boas atrações, trazendo histórias de vida e profissionais, que inspiram e esclarecem, e na parte musical o espaço é dado na mesma proporção para artistas que estão ou não na mídia. Vem conhecer o Coletânea PodCast!
*QUEM É RACINE FONTENELE*
Racine Fontenele nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, no dia 13/12/1968.
O nome “Racine” foi inspirado em “Jean-Baptiste Racine”, dramaturgo e poeta francês, que ao lado de Molière foi um dos maiores representantes da dramaturgia clássica francesa.
Décimo quarto filho dos 16 que seus pais tiveram.
Dona Matilde e Seu Ribamar eram professores e fizeram de tudo para que seus “meninos” andassem na linha, priorizando a educação.
Estudaram em escola pública, mas depois, por conta da profissão do Pai, conseguiram bolsa para um dos melhores colégios de Fortaleza, o Ari de Sá, da Organização Educacional Farias Brito. A condição da bolsa era que não podiam reprovar. Era uma oportunidade única e não podia ser desperdiçada.
No ano de 1975, devido a baixa remuneração salarial dos professores, seus Pais decidem abrir um comércio numa área sem movimento, na Avenida José Bastos, a Churrascaria Kuxixo.
Mesmo sem recursos, com a ajuda dos filhos e boa relação, inaugurou a churrascaria com tudo emprestado.
Erraram muito! Foram roubados! Trabalhavam incansavelmente, mas, posteriormente, veio o reconhecimento, inclusive com destaque na “Revista 4 Rodas”, que intitulou como a “maior casa de serestas da América Latina”.
Todas as noites tinham apresentações com músicos da cidade, que lotavam os salões.
A Ordem dos Músicos do Brasil também era ali pertinho e muitas confraternizações eram realizadas no Kuxixo.
Racine observava tudo! Conversava com os músicos, perguntava muito... Estava bem familiarizado!
E nesse meio musical, Racine foi tendo as primeiras referências!
Numa noite de sábado, numa festa junina no Pólo de Lazer do Alagadiço, encorajado por amigos, o adolescente Racine sobe ao palco pela primeira vez e arremata o segundo lugar de um concurso de calouros.
Ainda nessa noite recebeu um convite do apresentador Carneiro Portela para participar no dia seguinte do Programa Ceará Caboclo.
Na escola era responsável pelos Jornais, que sempre destacavam as artes como prioridade.
Também participava dos Grêmios, sempre ligado diretamente à cultura.
Em 1987 começou a participar do Projeto “Artista na Praça”, idealizado e apresentado por Eduardo Praciano. Era figurinha marcada quase todas as segundas-feiras, nas Praças José de Alencar e do Ferreira, no Centro de Fortaleza.
Ainda em 1987 gravou o primeiro disco. Um compacto simples, com duas faixas, produzido pelo tarimbado produtor Natinho da Ginga.
O disco teve muita repercussão, com execução nas rádios da Capital e interior, e participação de programas televisivos, como Irapuan Lima, Terral, Ceará Caboclo, Armando Vasconcelos e Ênio Carlos.
Em 1990 Racine casa com Zaida Autran, sua namorada da adolescência e tiveram 03 filhos: Racine Jr, Patricia e Lucas.
Nessa época, Racine também era bancário e a visibilidade como artista poderia atrapalhar sua trajetória dentro da instituição. Paulatinamente foi se afastando dos palcos!
Em 1992 participou da Coletânea “Esperança”, produção de Adônis Ribeiro.
Com esse disco participava dos programas do Francisco Félix nos bairros de Fortaleza, que posteriormente convidou Racine para apresentar um programa na Rádio Pitaguary, de Maracanaú.
Racine também apresentou programa na Rádio Primeira Capital, de Aquiraz. O destaque do programa era levar artistas para serem entrevistados ao vivo e os ouvintes participavam através de ligações telefônicas.
Racine é formado em Letras, pela UECE, e Direito, pela Faculdade Novo Milênio, do Espírito Santo. E pós-graduado em Direito Processual do Trabalho, e Direito Público e Privado.
No ano 2000 muda com a Família para Manaus. Três anos depois nova mudança, para Brasília e depois para Vila Velha, no Espírito Santo, onde permaneceu por 8 anos.
Retornou para Fortaleza em 2010, para a alegria de toda a família!
Em 2020 estreia como apresentador do Programa Coletânea, na TV Precabura. O programa trazia homenagens a artistas populares, como Luiz Gonzaga, Genival Lacerda e Messias Holanda.
Com a pandemia no mundo inteiro, em Setembro do mesmo ano promove uma sequência de lives no Instagram. Entrevistava artistas de todo o Ceará, outros estados e até de outros países.
Esse modelo inspirou um novo formato do Programa Coletânea, com entrevistas ao vivo de artistas do nosso cenário musical.
Atuou como Jurado de Festival de Bandas, apresentou lives de artistas e projetos, como da APMEC, e tem se apresentado em shows e programas de TV do Ceará.
Tem um canal no YouTube onde publica tudo que se relaciona à sua carreira e o INSTAGRAM mostra um pouco de sua rotina diária.
Atualmente é acadêmico de Jornalismo e tem planos de fazer um projeto social que rode todo o interior cearense e também apresenta o “Coletânea PodCast”, com transmissão ao vivo pela FM Benfica e seu canal no Youtube.
Conheça um pouco mais de RACINE FONTENELE em todas as redes sociais e plataformas digitais.