Tua sabedoria nos guia pelos caminhos da vida, transformando dor em aprendizado, doença em saúde, desespero em esperança.
Em tua dança sagrada, os grãos da flor de pipoca estouram, simbolizando a transformação e a cura. Assim como a flor da pipoca se revela branca e pura após o fogo, que possamos nós, sob tua proteção, revelar a beleza de nossas almas após as provações da vida.
Invocamos tua presença, ó Senhor da Terra, com a saudação que faz tremer os céus e a terra:
Atotô, Agêberú Atotô Obaluaê!
Que tuas bênçãos se espalhem como a pipoca que salta da panela, alcançando todos os cantos, curando todos os males. Que teu axé nos fortaleça e nos proteja.
Neste dia especial, com toda honra e respeito, bradamos aos quatro ventos:
Salve Obaluaê! Que teu reino de cura e transformação se estenda por toda a eternidade.
Axé!!!!
Sao Roque
Roque nasceu no ano de 1295, na cidade de Montpellier, França, em uma família rica, da nobreza da região. Outros dados sobre sua vida e ascendência não são precisos. O que se sabe ao certo é que ficou órfão na adolescência, vendeu toda a herança e distribuiu o que arrecadou entre os pobres. Depois disso, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino a Roma.
São Roque: quem foi o santo invocado contra epidemias por ter dedicado a vida aos doentes. Celebrado em 16 de agosto, São Roque costuma ser, por causa de sua trajetória, invocado para a cura de epidemias — e também para a proteção dos médicos.
Seu nome em francês é Roch (a igreja de St. -Roch em Paris, construída pelo rei Luís XIV nas Tuileries, é uma preciosidade artística e arquitetônica da capital fran-cesa), seu nome em italiano é Rocco, em português e espa-nhol é Roque. Sua festa litúrgica é no dia 16 de agosto.
São Roque é representado com um cachorro ou como um peregrino usando capa, chapéu, botas e, às vezes, segurando um cajado. Como protetor dos cães, ele é mostrado com o cachorro lambendo suas feridas.
Apesar de São Roque ser frequentemente associado à Igreja Católica, ele também é celebrado em religiões como a Umbanda e o Candomblé, e ficou sincretizado pelos praticantes dessas religiões na figura do orixá Obaluaiê ou Omolú, responsável pela cura de doenças.
Salve São Roque!!!!