Em meio à era das plataformas sociais, o setor de bares e restaurantes se encontra imerso em uma nova realidade: a digital.
Com brasileiros cada vez mais conectados, o uso da internet* e *das redes sociais tornou-se tornou parte integrante da rotina diária*. De *acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV)*, o *Brasil conta com cerca de 1,2 smartphones por habitante*, e *considerando outros dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets)*, esse *número sobe para 2,2 aparelhos por pessoa*.
*Esses números refletem uma tendência: com o público cada vez mais presente no ambiente virtual*, especialmente *nas redes sociais, as plataformas se consolidam como um espaço estratégico para a promoção de serviços* e criação de campanhas criativas. Atualmente, ignorar a necessidade de uma presença digital robusta significa perder oportunidades valiosas e ficar para trás em um mercado altamente competitivo, *que conta com aproximadamente 1,5 milhão de negócios em operação*.
Implementar ações práticas, como a divulgação de ofertas, a publicação de fotografias atraentes de pratos e a interação ativa com os clientes nas plataformas digitais, pode ser o diferencial que atrai novos consumidores e fideliza os que já frequentam o estabelecimento. A importância desse movimento é reforçada por uma pesquisa da Abrasel, na qual 99% dos proprietários de bares e restaurantes afirmaram utilizar pelo menos uma rede social para fins de marketing e relacionamento com os clientes.
*Para Matheus Lessa, especialista em marketing digital no setor de gastronomia*, as redes sociais são uma ferramenta de alto impacto. Além de reforçar a imagem da marca entre os clientes fiéis, essas plataformas ampliam o alcance dos negócios, atraindo novos públicos. Durante o painel "Caiu na rede social é cliente: o que realmente funciona para atrair movimento", apresentado por Lessa no 36º Congresso Abrasel, foram exploradas diferentes maneiras de utilizar as redes sociais de forma estratégica para captar e converter clientes.
*Segundo Lessa, plataformas como Instagram e TikTok*, *populares entre a Geração Z, são especialmente eficazes para empreendedores do setor*.
"Nas redes sociais, as pessoas estão cada vez mais interessadas em compreender a origem e o processo de criação dos pratos, o que fortalece a conexão entre o cliente e o estabelecimento", explica. Entre as recomendações, o especialista sugere que os empreendedores criem conteúdo com o foco em seu melhor cliente, personalizando a comunicação para gerar uma conexão mais profunda e eficiente.
Lessa também destacou o uso dos reels no Instagram como uma excelente maneira de atrair a atenção do público. Outro recurso valioso são os “reacts”, vídeos em que os usuários compartilham suas reações a produtos ou serviços, uma estratégia eficaz para gerar engajamento.
Ele ainda enfatizou a importância de se formarem “tribos” — comunidades engajadas em torno de um tema específico, como um bar ou restaurante. O sucesso de um negócio no setor de alimentação fora do lar, como ele explica, está fortemente ligado à capacidade de criar e manter vínculos significativos com os clientes.
Redes Sociais
Instagram: https://www.instagram.com/abraselbahia/
Facebook: https://www.facebook.com/abraselbahia/
Site: https://ba.abrasel.com.br/
Youtube Abrasel Bahia: https://www.youtube.com/channel/UCmvQjviM-j9Atu81CBGVWUw
*Assessoria de imprensa Abrasel/BA -LABORATÓRIO DA NOTÍCIA*
*Foto Divulgação*