O evento ocorrerá na Praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho, e o público assistirá ao videoclipe expandido de ARREPIO.
O cantor baiano LUI, natural de Alagoinhas e soteropolitano de vivências artísticas há mais de duas décadas, volta a ocupar a praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho, com o show PARAÍSO, no próximo dia 20 de dezembro, a partir das 19h, com acesso gratuito. O evento, que será um verdadeiro festejo para se rezar festejando, cantando e dançando, marca o lançamento e a exibição do mais novo projeto do artista ARREPIO, um videoclipe expandido com cinco canções inéditas, de samba ancestral, com referência ao samba arrastado de Santo Amaro, ao samba caboclo e de terreiro.
O videoclipe, que ficará disponível no perfil de LUI no Youtube - https://youtube.com/@lui_eusouamor?si=5vw-zk7aBp10X3LH, é um curta-metragem que tem como enredo a relação de fé e força de uma pessoa com as divindades das religiões de matriz africana durante a vida. “Nós de religiões afrodiaspóricas acreditamos num tempo espiralar, ou seja, somos a amálgama do passado, presente e futuro. No videoclipe, as pessoas vão imergir na história de uma pessoa em diferentes gerações (a criança, o jovem, o adulto, o maduro, o idoso), conectadas por um baú de encantarias ancestrais - um presente de orixá”, conta LUI (@lui oficiall).
Idealizado por LUI em parceria com o diretor artístico Fred Soares , ARREPIO é composto pelas canções “Silêncio é Ebó”, “Poucas Palavras” feat com Vânia Abreu, “Peito Aberto”, “Efó” (com participação de Roberto Mendes) e “Cala Boca, Xiu” feat com As Ganhadeiras de Itapuã. As imagens foram gravadas no Parque São Bartolomeu (Salvador), no Ilê Asè Idà Omí (Dias D'Ávila) e na comunidade de Quingoma (Lauro de Freitas). A direção e produção musical é de Theo Silva e a direção de movimento de Leandro de Oliveira, com bailarin_s pret_s da Bahia.
ARREPIO é caminho para o novo álbum do artista chamado PRESENTE, a ser lançado no primeiro semestre de 2025. “Este projeto é a afirmação de um caminho, do Samba. Precisei de Tempo para sentir o som que deixa a ‘pele ouriçada’ e observar a minha caminhada como cantor e intérprete perpassa pela minha subjetividade religiosa e processo de iniciação no candomblé. Enxergo que o samba é o meu lugar de pertencimento ancestral, onde me sinto à vontade para trazer poética sonora que desejo ecoar no mundo”, declara LUI, multiartista que também assina as composições ao lado de Vini Mendes, parceiro desde o primeiro álbum chamado Eu Sou Amor.
Cantor, compositor, artista da cena teatral baiana e produtor cultural, LUI tem investido de maneira independente desde 2020 na carreira musical, ao lado de Fred Soares. Nesse período, pôde explorar diversos ritmos e estilos musicais - axé music, pagode, forró, entre outros -, abordando temáticas afrodiaspóricas e políticas, como a homoafetividade e a sorofobia. E aqui podemos citar as canções “Comigo Ninguém Pode”, “É Foda”, “Positivo”, “Sambixa”, e muitas outras. Clique Aqui para conhecer os trabalhos de LUI - https://linkme.bio/lui.
“Durante esses quase quatro anos, pude encontrar junto com o público o estilo sonoro em que meu corpo ouriçava e o Samba é esse ritmo que sempre emanou arrepios de maneira mais evidente. É ele que mantém acesa essa chama de dizer algo ao mundo, de abrir o meu peito para partilhar questões que atravessam a mim e aqueles que me acompanham”, conta LUI, que desde 2021 tem realizado o projeto de shows PARAÍSO no Pelourinho.
*Fruição*
Antes do lançamento oficial do videoclipe expandido, LUI tem realizado ações de mediação com um público diverso, com exibições do produto audiovisual em instituições sociais, escolas e grupos artísticos, a exemplo do Lar Fabiano de Cristo, Casa Augusto Omolu, Escola de Teatro da UFBA e Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). “É uma forma que encontramos de sentir com o público a construção dessa paisagem e mensagem sonora. Além de aproximá-lo do processo criativo, fazendo-o se sentir parte deste levante artístico que é ARREPIO”.
O projeto ARREPIO foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
*Serviço*
O quê - lançamento do videoclipe ARREPIO e do show PARAÍSO
Quando - 20 de dezembro, às 19h
Onde - Praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho
Entrada - GRATUITA
ASSISTIR AO VIDEOCLIPE -https://youtube.com/@lui_eusouamor?si=5vw-zk7aBp10X3LH
MAIS INFORMAÇÕES - @lui.oficiall