Cultura

Escola de Dança da Funceb recebe criador do Swing Afro-Baiano, Antônio Cozido, no Núcleo AGÔ

Publicada em 22/05/24 às 08:14h - 34 visualizações

por ::.Rádio Doinha Prata Fm - Brasil & Moçambique.::.Programa Ei!!! Vc Tá Aí?!.::


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à SecultBA, realizará no dia 24 de maio, das 10h30 às 12h, o 2º encontro artístico-pedagógico do Núcleo de Estudos em Danças Afro-Brasileiras – AGÔ. Nesta edição, o convidado especial é o professor, dançarino e coreógrafo, Antônio Cozido, idealizador do movimento Swing Afro-Baiano. 

A atividade é voltada para estudantes do Curso Profissional da Escola de Dança da Funceb e demais participantes do Núcleo AGÔ. Na ocasião, os participantes irão vivenciar um potente movimento de troca, afeto e aprendizados, num momento teórico-prático sobre a “Criação do Movimento Swing Afro-Baiano”.

O professor Antônio Cozido é dançarino e coreografo formado e pós-graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ator e diretor, apresenta em seu currículo várias premiações por seus trabalhos no Brasil e no exterior.

Além disso, é criador do movimento Swing Afro-Baiano, que envolve gêneros musicais como Axé, Pagode, Samba, dança Afro, Arrocha, Forró, BlackSemba, entre outros.

Sobre o AGÔ

Criado no dia 1º de novembro de 2017, o Núcleo AGÔ nasce em consonância com os princípios orientadores da Política Estadual da Cultura descritos na Lei Orgânica da Cultura 12.365, publicada em 30 de novembro de 2011, quando reafirma perante a sociedade a valorização da identidade, da diversidade, da interculturalidade e da pluralidade, ao mesmo tempo em que assegura o direito à memória e às tradições presentes na cultura da Bahia, garantindo também, a execução da Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino.

O Núcleo tem como objetivo promover encontros teórico-práticos de reflexão e pesquisa sobre o fazer artístico, pedagógico, conceitual e de memória vinculados às danças de matrizes afro-brasileiras, trazendo a ancestralidade como referência para a valorização da cultura afro-brasileira.

As ações do Núcleo são voltadas, prioritariamente, para a comunidade estudantil do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Dança, possibilitando, também, a participação de artistas, docentes e pesquisadores em suas ações, mediante inscrição prévia.


SERVIÇO:

Encontro do Núcleo AGÔ: “Criação do Movimento Swing Afro-Baiano” com Antônio Cozido
Quando: 24 de maio de 2024, das 10h30 às 12h
Onde: Sala Cênica – Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, nº1, Pelourinho)
*Para estudantes do Curso Profissional e integrantes do Núcleo AGÔ.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Como você chegou no site?

 Amigos
 Facebook
 Instagram
 Youtube







CONTATO

71991061437

Visitas: 32417
Usuários Online: 140
Copyright (c) 2024 - ::.Rádio Doinha Prata Fm - Brasil & Moçambique.::.Programa Ei!!! Vc Tá Aí?!.:: - Site por @DoinhaPrata
Converse conosco pelo Whatsapp!