O espaço Flicajizinha, dedicado ao público infantil dentro da FLICAJ 2024 – Festa Literária de Cajazeiras, contará com a participação de autores, contadores de histórias, músicos e artistas que trarão atividades lúdicas e educativas entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.
No primeiro dia, as atividades começarão com um bate-papo literário mediado por Lucas de Matos, autor de Antes Que o Mar Silencie, ao lado de Luiza Meireles e Yalle Tárique. Em seguida, o jornalista e contador de histórias Ricardo Ishmael conduzirá uma sessão de contação de histórias. Na parte musical, o grupo Pé de Lata e os Palhaços do Rio Vermelho animarão o público infantil, enquanto Paula Brito, Emillie Lapa e Paula Anias apresentarão histórias durante a tarde.
O segundo dia trará a escritora Cássia Valle, com uma sessão de contação de histórias, seguida por apresentações musicais do Grupo Ciranda e Playgrude, conhecidos por suas canções voltadas para o público infantil. Na parte literária, autoras como Lorena Ribeiro, Emília Nuñez, Ana Fátima, Duda Santana e Nini Kemba Nayo lançarão suas obras, mediadas por Taiane Bastos e Nini Kemba Nayo. A tarde será encerrada pelo Coral Açu, que promete um repertório especial para as crianças.
No último dia, Suzana Duarte e Adriane Weissheimer abrirão a programação com contação de histórias, seguidas por um mini recital com a escritora e poeta Cássia Valle. A artista Erica Maia apresentará um teatro de fantoches e camarim interativo, garantindo diversão e aprendizado para os pequenos. No período da tarde, Francineide Souza e Débora Miranda também conduzirão sessões de contação de histórias. Os lançamentos de livros ficarão por conta de Yalle Tárique, Marcos Cajé e Patrícia Porto, com mediação de Patrícia Porto.
FLICAJIZINHA valoriza a infância através da literatura, música e arte, mostrando o papel essencial da cultura na formação das novas gerações.
FLICAJ: Uma celebração da diversidade cultural
A FLICAJ 2024 propõe um espaço de convergência cultural, reunindo grandes nomes da literatura e da música, além de promover oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas. Com o tema Africanidades Brasileiras e Cultura Periférica, o evento busca valorizar as raízes africanas e as manifestações culturais das periferias brasileiras, dialogando diretamente com o público jovem.
Durante os três dias de programação (de 5 a 7 de dezembro), Cajazeiras se transforma em um território vivo de arte e resistência, reafirmando seu papel como centro cultural. A presença de Djonga promete ser um dos momentos mais aguardados do festival, trazendo a força do rap para dialogar com a literatura e outras expressões artísticas.
O evento é realizado pela Mafuá Produções e patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação e Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA), e apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A FLICAJ, anteriormente conhecida como FLIN, é um marco histórico que destaca a importância da cultura como instrumento de transformação social, criando um espaço de aprendizado, diversão e reflexão crítica.
Agenda Cultural
Tema: Africanidades Brasileiras e Cultura Periférica
O que: FLICAJ 2024 – Festa Literária de Cajazeiras
Quando: De 5 a 7 de dezembro
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Salvador
Endereço: R. Valdemar Magalhães Matos, 280 A - Fazenda Grande 2, Salvador - BA, 41342-385
Aberto ao Público
Rede Sociais
Instagram: https://www.instagram.com/flicajoficial_?igsh=MW84eWlibXByeHk0Mw==
Site: http://www.flicaj.fpc.ba.gov.br/?fbclid=PAY2xjawGpvFdleHRuA2FlbQIxMQABphHyj8x6Mk0iZrISqdBZmF8SdPxFRwvoQ7Ztf9jMU5VQfYr3943wZ-eGuw_aem_icKiS3_fU315zwVInibFtQ
Assessoria de imprensa FLICAJ 2024 - LABORATÓRIO DA NOTÍCIA