Pesando aproximadamente 180g e medindo 12cm os rins desempenham papel de destaque no nosso organismo, realizando variadas funções, muitas delas desconhecidas da maior parte das pessoas porém, para o grande público normalmente a informação mais conhecida que eles atuam com filtros para limpeza do sangue, e sobre isso os rins conseguem filtrar 100% do nosso sangue, reaproveitando 99% e retirando por meio da excreção 1-2 litros de urina a maior parte das toxinas do nosso organismo como a ureia, creatinina, amônia e ácido úrico, além de regular o equilíbrio entre água e eletrólitos.
Didaticamente, o sangue vindo do coração chega aos rins através das artérias renais, circulando no interior da unidade funcional, os néfrons, realizando a filtração sanguínea. Já na pelve o fluido filtrado com as toxinas, é encaminhado para o ureter que se encarregará de levar a urina até a bexiga e para posterior eliminação.
É provável que as pessoas se surpreendam, mas eles ainda detêm a responsabilidade na produção de hormônios que atuam no controle da pressão arterial, bem como na regularização da interface mineral óssea ajustando os íons de cálcio e fósforo sérico, não diferentemente ainda controlam o pH sanguíneo, produz vitamina e estimulam a produção de eritrócitos pela medula óssea.
Como você pôde apreender nessa primeira matéria, os rins são fundamentais para a homeostase corporal e a manutenção das funções vitais, então venha comigo nessa jornada interminável de conhecimento sobre os rins e sua importância na saúde.