A 2 de Março celebra-se o dia da mulher angolana, em reconhecimento ao seu papel desempenhado na luta de resistência do povo angolano contra a ocupação colonial.
Papel este representado por figuras que tiveram seus nomes para sempre escritos nos anais da história angolana, tal como, Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos e Lucrécia Paim, por entre outras.
Segundo o site Global Voices, a efémeride é celebrada a 2 de Março, em homenagem a estas mesmas mulheres que lutaram pela independência do país e que supostamente foram capturadas numa emboscada armada no norte de Angola. Posteriormente mortas em circunstâncias não esclarecidas até hoje.
A World Vision em Angola, implementa o Projecto de Mulheres Empreendedoras e Pesca Artesanal, no Porto Amboim e Ambriz, projecto este financiado pela Total E&P, tem como objectivo fomentar os micro-empreendimentos das mulheres, aumentando a renda e promovendo o desenvolvimento sócio-económico
1. Reforçar a capacidade das mulheres empreendedoras dando habilidades para gestão e a construção de negócios.
2. Fomentar a criação de bancos comunitários e poupança para facilitar o acesso de mulheres de negócios à serviços de microcrédito levado a cabo pelas instituições financeiras sustentáveis.
3. Fortalecer a capacidade de mulheres para o desenvolivmento comunitário.
Pela vida, Pela Mulher!