No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
O Brasil demorou a institucionalizar a comemoração do Dia dos Pais. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1953, impulsionada por Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal carioca O Globo. Bhering sugeriu o dia 16 de agosto como data para a celebração.
Bhering, que era diretor do jornal O Globo, escolheu o dia 16 de agosto para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo, um santo de grande devoção no país. "Essa escolha não foi ao acaso, uma vez que o Brasil é um país de tradição católica.
Em solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho.
FELIZ DIA DOS PAIS!